Acima, uma verdadeira diligência da Wells Fargo, atualmente num museu. Abaixo, a logomarca da empresa no auge do período das diligências. Seus fundadores: Henry Wells (1) e William Fargo. |
foram muito importantes
como meios de transporte
para o desenvolvimento do Oeste,
especialmente as da Wells Fargo.
Muita gente habituada a assistir aos filmes de "faroeste" imagina que a Wells Fargo era a única companhia de diligências do Velho Oeste, pois é a que mais aparece nos filmes. Não era a única, mas foi com certeza a que mais influenciou do desenvolvimento da região. A empresa ainda existe, mas atualmente é uma companhia que presta serviços financeiros com uma rede de subsidiárias ligadas a créditos pessoais estendendo-se ao Canadá, às Ilhas Marianas Setentrionais e ao arquipélago das Caraíbas, desde 1998.
A empresa foi fundada em 1852 em São Francisco, no estado da Califórnia, quando Henry Wells e William Fargo. Juntos, como sócios, eles compraram carroças de uma empresa chamada Concord, com tamanhos variados, com capacidades para de seis a 12 passageiros. As carroças podiam ser puxadas por quatro a seis cavalos sem que os animais tivessem que fazer muito esforço por longos percussos. Elas foram adaptadas com compartimentos de couro que funcionavam como bagageiros na dianteira e na traseira.
Sob o assento do cocheiro, havia uma espécie de caixa-forte onde era guardado o dinheiro com o qual os passageiros pagavam suas passagens e cofres com valores a transportados para bancos, pagamentos de funcionários de empresas, etc. Por isto as diligências eram tão visadas pelos assaltantes, como mostram sempre os filmes. As diligências da Wells Fargo foram assaltadas várias vezes por bandidos famosos: Jesse James, James Frank e seus respectivos bandos (quadrilhas) e muitos outros. Entre os que mais assaltaram as diligências constam os irmãos Younger - Cole Younger, Robert ("Bob") Young e James Younger. O "recordista" de assaltos a diligências foi Charles Bolton, que tinha o apelido de "Black Bart" - uma corruptela de "Black Beard" ("Barba Preta").
Ao lado do cocheiro, sentava-se um guarda armado com revólveres e rifles. Além dos ataques dos assaltantes, as diligências também sofriam constantes ataques de índios durante as viagens mais longas. Isto porque os índios temiam perder seus territórios para a civilização que avançava. Eles sabiam que o avanço das diligências significava o fim de suas tribos.
Ainda assim, as companhias de diligências prosperaram durante vários anos. Em 1880, a Wells Fargo possuía 573 escritórios em vários estados dos Estados Unidos. Era obviamente a mais poderosa companha de transportes do Oeste. Entretanto, a partir daquele ano começou o desenvolvimento das estradas de ferro. Além de passageiros, os trens transportavam em seus vagões animais como touros e vacas, cavalos, documentos bancários, etc., com muito mais rapidez e a distâncias muito maiores. Isto significava o fim das diligências. Prevendo isto, Henry Wells e William Fargo começaram a investir em linhas de trens, e a Wells Fargo se tornou novamente uma das companhias mais potentes no setor ferroviário. Esta é a história que será contada na próxima postagem.
Fontes:
Ainda assim, as companhias de diligências prosperaram durante vários anos. Em 1880, a Wells Fargo possuía 573 escritórios em vários estados dos Estados Unidos. Era obviamente a mais poderosa companha de transportes do Oeste. Entretanto, a partir daquele ano começou o desenvolvimento das estradas de ferro. Além de passageiros, os trens transportavam em seus vagões animais como touros e vacas, cavalos, documentos bancários, etc., com muito mais rapidez e a distâncias muito maiores. Isto significava o fim das diligências. Prevendo isto, Henry Wells e William Fargo começaram a investir em linhas de trens, e a Wells Fargo se tornou novamente uma das companhias mais potentes no setor ferroviário. Esta é a história que será contada na próxima postagem.
Fontes:
- Wikipedia
- Almanaque Abril/Mundo 2001 - Editora Abril
otima e esclaredora materia.
ResponderExcluirObrigado, Marcelo!
ExcluirGrande abraço!
Obrigado, Marcelo!
ResponderExcluirGrande abraço!
Obrigado, Marcelo!
ResponderExcluirGrande abraço!